PEAMA
IFES - Campus de Alegre
POLO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA MATA ATLÂNTICA
Sobre o Peama
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus de Alegre, promove, desde a sua criação, desenvolvimento tecnológico na área rural, como agricultura, pecuária, agroindústria e agroecologia. Atualmente realiza trabalhos educativos voltados para preservação, conservação e sócio desenvolvimento, através do manejo sustentável dos recursos naturais e Educação Ambiental.
Nossa história iniciou em 1987, quando o Governo do Estado, por meio da Coordenação Estadual de Planejamento, elaborou o Programa de Proteção à Floresta Atlântica e ecossistemas associados no Espírito Santo. A partir de 1988, em conjunto com outros Estados inseridos neste ecossistema, formaram o Consórcio Mata Atlântica, objetivando a sistematização de ações para preservação, recuperação e conservação da Mata Atlântica.
Em julho de 1992 foi assinado em convênio que reuniu seis polos regionais de educação ambiental da Mata Atlântica do Espírito Santo, isso foi um importante passo para a concretização de um programa envolvendo ações educativas voltadas para a preservação do meio ambiente. O principal objetivo dessa integração entre os polos foi a descentralização das atividades educativas, de forma a permitir o fortalecimento dos aspectos característicos de cada região, e o atendimento às necessidades das comunidades locais.
Hoje, os Polos de Educação Ambiental da Mata Atlântica do Espírito Santo são o Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçu Virá (Venda Nova do Imigrante), Polo de Educação Ambiental (Peama) do Ifes campus de Alegre (Alegre), Escola de Pesca/Ifes - Campus Piúma (Piúma), Mosteiro Zen Morro da Vargem (Ibiraçu), Museu de Biologia Mello Leitão/Instituto Nacional da Mata Atlântica (Santa Tereza), Polo Central, Polo de Educação Ambiental da Região do Caparaó e Projeto Tartarugas Marinhas (Vitória).
A escolha dessas instituições teve como principal motivo os trabalhos de educação ambiental já desenvolvidos em suas respectivas áreas de influência. As atividades educativas e ambientais, desses polos constituem-se no levantamento de problemas ambientais, criação de alternativas para a solução desses problemas, realização de treinamentos, oficinas, capacitação e apoio a atividades escolares. Recentemente, outras instituições foram convidadas a participar do programa, aumentando a rede e também sua participação nas ações descentralizadas de educação ambiental do estado.
O Polo de Educação Ambiental (Peama) do Ifes campus de Alegre é um espaço não formal de ensino destinado à educação e conservação ambiental do bioma Mata Atlântica. O setor obedece ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, ao desenvolver ações das três vertentes.
Em relação ao ensino, no polo são ministradas aulas práticas dos cursos técnicos, de graduação e pós graduação do campus, além de recebermos discentes para o cumprimento da disciplina de estágio obrigatório curricular, como unidade concedente. Recebemos pesquisadores tanto do Ifes quanto de outras instituições, como a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Instituto Federal Fluminenese (Iff), que realizam trabalhos de relevância científica e social. Aqui também são desenvolvidas ações de extensão, que incluem trilhas interpretativas, e o oferecimento de cursos e oficinas, para um variado público alvo que inclui alunos, professores e técnicos das redes municipal, estadual e federal de ensino, proprietários rurais e a comunidade em geral.
Nossas ações visam diversas vertentes da educação ambiental, podendo citar a recuperação de matas ciliares, principalmente às margens do rio ltapemirim, manutenção e recuperação de nascentes, regeneração de áreas degradadas, e produção de mudas nativas, exóticas e ornamentais. A abrangência de nosso trabalho estende-se por toda a região do Caparaó capixaba, parte da Bacia Hidrográfica dos rios Itapemirim e ltabapoana, alcançando os municípios de Afonso Cláudio, Alegre, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, lbitirama, Irupí, lúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire, Muqui, São José do Calçado, Venda Nova do Imigrante, além de municípios também nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Dessa forma, a equipe do Peama, composta pelos servidores lotados no setor e alunos bolsistas e voluntários, participa de eventos regionais e estaduais, onde levam a cultura de educação ambiental e o nome do Ifes campus de Alegre, promovendo a difusão de práticas ecologicamente corretas e sustentáveis.